http://mantenimientopy.com/wp-content/uploads/2018/06/Metrologia.jpg

Interpretação das NBR’s
ISO/IEC 17025 e ISO/IEC 10012
40 Horas / aula


A norma NBR ISO/IEC 17025 estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a competência de laboratórios em fornecer resultados de ensaio e/ou calibração tecnicamente válidos. Esta norma é para o uso de laboratórios de calibração e ensaio no desenvolvimento de seu sistema de gestão da qualidade. Clientes de laboratórios, autoridades regulamentadoras e organismos de acreditação também podem usar a norma para confirmar ou reconhecer a competência de laboratórios. O atendimento a esta norma significa que o laboratório opera um sistema de gestão da qualidade segundo os princípios da NBR ISO 9001. Esta norma cobre a competência técnica requerida que não é coberta pela NBR ISO 9001.
A norma NBR ISO 10012 especifica requisitos genéricos e fornece orientação para a gestão de processos de medição e comprovação metrológica de equipamento de medição usado para dar suporte e demonstrar conformidade com os requisitos metrológicos. Ela especifica requisitos de gestão da qualidade de um sistema de gestão de medição que pode ser usado por uma organização que executa medições como parte de um sistema de gestão global, e para assegurar que os requisitos metrológicos são atendidos.
Neste treinamento apresentaremos a hierarquia de laboratórios de calibrações existentes mundialmente e acatados pelo INMETRO, como se faz a elaboração de um procedimento de calibração, como se dá a rastreabilidade, como se emitir e quais as informações mínimas que deve conter um certificado de calibração, a validade deste certificado e como altera-la, a calibração da instrumentação com saída em rede de dados, calibração de medidores de gases (NBR 60079-29-2), apresentação de modelos de procedimentos de calibração e dos certificados de calibração.


Inscrição